terça-feira, 23 de setembro de 2008

Intervención neurorreflejoterápica para el tratamiento

Ensaios clínicos têm demonstrado a eficácia, segurança da neuroreflexotherapy (TSN) no tratamento Subaguda e crônicas não-específica da lombalgia. O objetivo deste estudo foi descrever a aplicação deste método em espanhol do Sistema Nacional de Saúde, para avaliar a viabilidade da remessa protocolo, e para obter os dados necessários para o planeamento da utilização generalizada desta tecnologia. Método: Uma referência protocolo foi estabelecido e explicado em uma única sessão clínica em 18 centros de saúde em Maiorca (Espanha). Durante esta reunião, apostila do encaminhamento protocolo e um número de telefone para questões também foram dadas. Depois da sessão, os centros "médicos foram autorizados a submeter os seus doentes para uma unidade certificada para NRT. A demanda por essa terapia, a aplicabilidade da arbitragem protocolo, a adequação das arbitragens, médico e paciente e satisfação foi quantificada durante um período de quatro meses. Também foram coletados dados sobre doentes' e desfechos clínicos sobre os efeitos adversos do tratamento. Resultados: Dos 208 médicos, 43 referem 97 pacientes. A taxa média de referência por 10.000 pessoas filiadas com cada centro de saúde foi de 1,07 pacientes por mês. A taxa adequada do recurso foi 91,8%, sem nenhum médico ter de ligar para a assistência. A maioria dos pacientes tinha previsto crônica, dor intensa, com um prognóstico pobre significantes deficiência e. Nenhum dos pacientes recusaram NRT. Não houve queixas, ou efeitos secundários graves. O grau de satisfação foi elevado, e 98% dos pacientes e 87% dos médicos recomenda a remessa para um parente. Além disso, 89% dos médicos acreditavam que deveriam ser permitidas referindo a continuar os seus pacientes. O paciente tem desfechos clínicos foram favoráveis e coerentes com os observados em estudos clínicos anteriores. Conclusões: O método descrito permite NRT a ser incluída na rotina clínica dentro do Sistema Nacional de Saúde espanhol, nas condições em que foi avaliado em ensaios randomizados controlados anteriormente. O encaminhamento protocolo que foi utilizado gera uma taxa elevada de referências adequadas, um alto grau de satisfação dos pacientes e médicos, clínicas e resultados que sejam coerentes com o anteriormente demonstrado eficácia e segurança para esta tecnologia. Palavras-chave: Dor nas costas. Neuroreflexotherapy. Estudo piloto. Espanhol sistema nacional de saúde.





Print ISSN 0213-9111
Gac Sanit vol.18 no.4 Barcelona July/Aug. 2004
doi: 10.1590/S0213-91112004000400005
ORIGINALES
Intervención neurorreflejoterápica para el tratamiento
de las enfermedades mecánicas del raquis.
Resultados de una experiencia piloto Grupo PINS* *Al final del artículo se relacionan los centros y los miembros del grupo PINS (Pilotaje de la Intervención Neurorreflejoterápica en el Sistema Nacional de Salud)
Correspondencia: Francisco Kovacs. Fundación Kovacs. Pº Mallorca, 36. 07012 Palma de Mallorca. Barcelona. España. Correo electrónico:
kovacs@kovacs.org
Recibido: 17 de julio de 2003. Aceptado: 30 de marzo de 2004.
(Implementation of neuroreflexotherapy in the treatment of back pain. Results of a pilot trial)

Nenhum comentário: